quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hipercromia pós inflamatória

A hipercromias pós inflamatória ou Hiperpigmenatação pós-inflamatória (HIP), são manchas (discromias) após sequelas, ou processo inflamatório, são adquiridas depois de aferir a pele como por exemplo acne,  picada de insetos, reações alérgicas, infecção bacteriana, queimaduras.
Os melanócitos são células sensíveis à comunicação inflamatória.Quando o organismo detecta uma inflamação ,ele  sinaliza liberando  mediadores pró inflamatório como a Endotelina-1 mesmo antes do processo da melanogênese ocorrer. Além disso vai haver também  um estímulo maior das enzimas envolvidas no processo da melanogênese, fazendo com que haja maior produção de melanina naquela região (algumas pessoas apresentam maior tendência a esse tipo de discromia).
Todos os fototipos cutâneos podem apresentar  HIP, mas quanto mais alto for o fototipo, quanto maior a propensão a desenvolve-la. Pessoas de pele morenas e negras apresentam mais facilidade.

O tratamento consiste principalmente no uso de despigmentantes que poderão agir em diversas etapas da melanogênese, por exemplo:
Inibindo a biossíntese da enzima tirosinase, responsável pela conversão da tirosina em dopa, dopaquinona e após várias transformações metabólicas, em melanina; diminuindo a atividade funcional dos melanócitos e a migração dos melanossomas e dos grânulos de melanina para os queratinócitos.
Além disso é necessário o uso constante do filtro solar e a manutenção com produtos home care indicados pelo profissional.
Artigo tirado da Revista Negocio Estética escrito pela esteticista Cristiane Rocha.

sábado, 17 de outubro de 2015

Você sabe como acontece o pigmento de sua pele?

Olá hoje quero falar um pouco sobre como acontece a pigmantação da nossa pele e assim poder falar também das alterações.
 Espero que gostem desta postagem, ficando alguma dúvida fiquem a vontade para perguntar.


  • Melanogênese

A melanogênese é o processo bioquímico de formação de melanina no interior dos melanócitos.

O processo bioquímico de produção de melanina ocorre dentro dos melanossomas nos melanócitos. Nos melanossomas a tirosina (produzida pela tireóide), sofre a ação da tirosinase (enzima que reage com a tirosina na presença de oxigênio) e forma outras substâncias: dopa e dopaquinona, dopacromos e finalmente o composto tirosina-melanina. O composto tirosina-melanina combina-se com proteínas dando origem às melanoproteínas e finalmente a melanina.
A melanina é composta por dois pigmentos: a eumelanina (pigmento marrom) e feomelaninas que são compostos amarelo-avermelhados.


Os melanossomos cheios de melanina serão transferidos para o interior dos queratinócitos e carregados por eles até às camadas superficiais da epiderme.

  • Fatores que estimulam a produção de melanina

Genéticos: pigmentação constitucional do indivíduo.
Hormonais: o hormônio melanotrófico produzido pela hipófise estimula a produção de melanina, enquanto a melatonina apresenta efeito inibidor; a produção de melanina também é estimulada pela alta taxa de hormônio sexual feminino, principalmente a progesterona durante a gravidez, ou pelo uso de anticoncepcionais; e também se dá através da tiroxina produzida pela tireóide.
Processos inflamatórios e cicatrização.
Ambientais: a radiação ultravioleta A estimula mais a produção de melanina do que a radiação ultravioleta B.
Químicos: substâncias fotossensibilizantes como perfumes, refrigerantes, frutas como limão, laranja, figo e ácidos psoralênicos.
Obs: Os psoralênicos são substâncias capazes de aumentar a ação dos raios ultravioletas na pele e são utilizados por via tópica (cremes, loções) ou via oral (comprimidos) para o tratamento de vitiligo.
Alimentares: carência e hiperdosagem de algumas vitaminas.




  • Hiperpigmentação


Sardas: Manchas pequenas de cor castanhas que aparecem apartir soa 3 anos de idade em áreas da pele mais expostas ao sol, geralmente em pessoas que tem a pele bem clara, acontece um aumento dos melanossomas e produção de melanina.
Cloasma ou Melasma: Manchas castanhas, claras ou escuras, de limites imprecisos, ocorrem principalmente em mulheres, em locais espostos ao sol, na gravidez são associadas a fatores hormonais
Hiperpigmentação pós inflamatória: pessoas de pele escura após inflamação de acne, dermatite atópica, ou outros tramas, acontece pela liberação da CITOCINAS no processo inflamatório agem estimulando a melanogêneses.


Hiperpigmentação por reação fototóxica: contato com substâncias fotossensibilizante e logo exposição solar, ex.: medicamentos (psoralenos, furosemida, isotretinoína...), plantas (limão, alecrim, cenoura e bergamota).
Lentigo:manchas pequenas de coloração castanha escura e negra. Manchas SENIS aparecem após os 50 anos sendo por acumulo de radiação solar.


O clareamento da pele é um desafio, um bom tratamento deve retirar o pigmento existente conter a produção de melanina adicional e evitar a transferencia de melanina existentes no melanossomas. Os ativos devem suprir a produção de melanina sem destruir os melanócitos.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Beterraba aumenta a potência muscular











Estudos recentes publicados pelo American College of Sports Medicine mostra que a ingesta de sucos de beterraba aumenta a liberação e a oferta de óxido nítrico (vasodilatador arterial) nos vasos sanguíneos.
O mais interessante é que nestes indivíduos estudados houve significativo aumento na potência de contração muscular registrada através de estímulos elétricos de baixa frequência. A reflexão importante é que este mecanismo é o mesmo obtido quando se consome suplementos vasodolatadores (alguns proibidos como Jack 3D), então quem precisa disso quando se pode fazer um suco de beterraba no pré-treino? Outro detalhe importantíssimo: vários medicamentos para diminuir a pressão arterial usam esse mesmo mecanismo (óxido nítrico), Então porque não adicionar o consumo regular de beterraba para esses pacientes??

Cabelos e sua alimentação

alimentos-que-ajudam-seu-cabelo-a-crescer
Problemas relacionados aos cabelos pode estar diretamente ligado a alimentação. Aqui você aprenderá algumas dicas sobre alimentos que ajudarão você nessa batalha.
Identifique seus sintomas e descubra o que você deve incluir na alimentação diária para suas madeixas crescerem mais rápido
1. Fios crescem muito devagar
Deficiência* 
Manganês, ácido graxo e ômega 6.
Alimentos que suprem a deficiência 
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.
2. Cabelos secos e quebradiços
Deficiência* 
Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.
Alimentos que suprem a deficiência 
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.
3. Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta)
Deficiência* 
Cálcio, ácido pantotênico, biotina, zinco, proteínas, selênio.
Alimentos que suprem a deficiência 
Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.
(Fonte Revista M de Mulher)

domingo, 25 de janeiro de 2015

Chá que possui vários benefícios

Esta é uma árvore que é conhecida popularmente por vários nomes: mulungu, árvore-mulungu, eritinina, bico-de-papagaio, flor-de-coral, árvore-de-coral, dentre outros nomes.
Esta árvore pertence a família das leguminosas, podendo ser citados como benefícios: 
  • Analgésico;
  • Diurético;
  • Hipotensivo (abaixa pressão);
  • Auxilia no combate à tosse;
  • Expectorante;
  • Antiasmático; 
  • Diminui a sensibilidade (anestésico);
  • Tranquilizante;
  • Sedativo;
  • Anti-inflamatório;
  • Bactericida;
Contraindicação: 
  • mulheres gravidas ou amamentando não devem tomar este chá;
  • pessoas com problemas de pressão baixa, ou que tomão remédios para pressão devem antes consultar seu médico;
  • a ingestão diária não devem ultrapassar 3 xícaras de chás;
O uso demasiado pode causar depressão, paralisia muscular, quem opera algum tipo de maquinário não deve tomar de seu chá pois seu uso causa sonolência.
Esta árvore é encontrada no Brasil (amazônia), Bolívia e Peru, na medicina ela é usada como sedativo e calmante natural para problemas no sistema nervoso, incluindo o estresse, ansiedade e depressão.  
No caso de atuar como sonífero, possui efeito hepatônico, ou seja, tonifica, equilibra e fortalece o figado, além de combater: hepatite, alto nível de enzimas presentes no fígado e esclerose.
Ele também ajuda quem tem ataque do pânico e transtornos compulsivos, também  ajuda á pessoas que sofrem em parar de fumar ou a uso de drogas.

Muitos estudos ainda etão sendo feito para melhor conhecer os seus benefícios, os alcaloides presentes nesta espécie estão sendo estudados pois acredita-se que ele é um potente regulador de  hipotensores, Acredita-se que baixas doses de Mulungu auxilia no processo da memória, enquanto doses mais elevadas bloqueiam neuromusculares. Estudos com animais demonstra que o seu efeito é semelhante ao Diazepam.

História e curiosidades
A árvore-mulungu é de médio porte médio bem ramificada. Produz flores laranja-avermelhadas por meio da polinização feita por beija-flores. O mulungu às vezes é chamado de “flor-de-coral”, vez que suas flores se assemelham ao formato de um coral laranja. A planta produz vagens contendo sementes grandes, vermelhas e pretas, que são por vezes utilizados pelos povos indígenas para fazer colares e jóias.
O gênero Erythrina compreende mais de 100 espécies de árvores e arbustos (na sua maioria todos fortemente armados com espinhos) nas regiões subtropicais e tropicais. O mulungu é conhecido por dois nomes botânicos: Erythrina mulungu e Erythrina verna. Outra espécie estreitamente relacionada, Erythrina crista-galli, é encontrada mais ao sul do continente sul-americano, sendo a flor nacional da Argentina.
A Erythrina mulungu faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.



terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O QUE VOCÊ SABE SOBRE O REIKI?



O que é um tratamento Reiki e o que ele promove?

O Reiki equilibra e trabalha nos quatro níveis existente:
  1. Físico: no corpo e dores manifestadas;
  2. Emocional: o que você está sentindo;
  3. Mental: o que você está permitindo pensar;
  4. Espiritual: sua capacidade de se amar e amar os outros.
O Reiki trabalha na causa da doença.

Benefícios do Reiki:

  • Reiki acalma, reduz o stress e provoca no organismo uma sensação de profundo relaxamento, conforto e Paz.
  • Reiki pode trazer-lhe uma clareza espiritual que antes não sentia.
  • Reiki oferece-lhe uma sensação de alívio emocional durante o tratamento e até prolongando-se após a aplicação. O Reiki ajuda no processo de libertação das emoções.

  • Reiki limpa e clarifica o seu campo energético.
  • Reiki alivia a dor.
  • Reiki consegue aumentar o nivel e a qualidade do sangue que circula no nosso organismo, conseguindo mesmo fazer parar pequenas hemorragias.
  • Reiki consegue “limpar” os nossos órgãos como o fígado, rins, as artérias e outros.
  • Reiki é seguro no tratamento de doenças crónicas e agudas, doenças relacionadas com stress e desordens, como nos casos de sinusite, rinite, menopausa, cistite, asma, fadiga crónica, artrite, ciática, insónia, depressão, apenas para mencionar algumas delas.
  • Reiki acelera o processo de recuperação em caso de cirurgia ou doença de longo termo. Reiki tem ainda a capacidade de reduzido os efeitos secundários e ajustar a ajuda aos tratamentos tradicionais do paciente. Por exemplo um paciente sujeito a quimioterapia que receba Reiki durante o mesmo processo nota uma redução significativa dos efeitos secundários do tratamento.
  • Reiki pode ser aplicado às plantas, animais, comida, água, dirigido ao Nosso Planeta Terra.
  • Reiki purifica os ambientes e remove as “más” energias ou espíritos, seja do seu escritório, da sua casa, carro, jardim ou divisão da casa, onde quer que seja o local, você pode canalizar energia e purificar o ambiente.
  •  Reiki é para todos, ele cura adultos, idosos, crianças e bebés, os seus animais, as suas plantas e até mesmo o Planeta Terra, se assim o desejar, tudo está dentro do pensamento e amor que emite na prática do mesmo.
  • Reiki é energia positiva, nunca pode causar qualquer mal a nada e nem a ninguém, todo o Terapeuta ao aplicar Reiki a si ou ao próximo deverá estar num estado de Amor Incondicional e perfeita União com Deus e o Universo!


O que preciso fazer como um Reikiano e paciente, durante um tratamento de reiki?

A) Tire seus sapatos, relógio e objetos de metal para ficar confortável

B) Você deve relaxar e curtir o tratamento. O falar varia de pessoa para pessoa. O paciente deve indicar ao reikiano a sua preferência;

C) Permita sua mente se silenciar e se desligar de todos os pensamentos e medos. Assim você poderá focalizar sua atenção na experiência presente;

D) Um reikiano trabalha com os Chacras e áreas doloridas. Portanto, não é necessário se preocupar com toques em partes onde você não se sinta confortável. Indique ao reikiano a sua preferência, tratamento com toque ou sem .
E) Ouça a música (Se houver) ou fique em silencia total, segunda sua preferência;

F) Poderá acontecer uma expansão de consciência, e isto é muito importante na cura.

Depois do Tratamento:

A) Sua aura estará em movimento na frente e atrás com a energia Reiki;

B) Alguns se sentem energizados; outros uma paz incrível;

C) Você deve tomar pelo menos 8 copos de água durante os próximos 3 dias; que o ajudará a descarregar toxinas para fora do corpo;

D) Para se manter o bem estar continue seu tratamento, indicado 4 sessões

E) Pergunte sobre o tratamento à distância, quando o reikiano for nível II.

 F) Procure fazer modificações positivas tanto o reikiano como o paciente.

Estas informações foram tiradas do Blogger: 



ONICOLOGIA

Você já ouviu falar em onicologia?
  A onicologia pode ser definida como a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o aparelho ungueal, ou seja, as unhas.
  A busca pela onicologia vem aumentando ano após ano e ocorre tanto da parte dos pacientes, que buscam atendimento especializado, quanto da parte dos médicos, que querem conhecer cada vez mais como funciona a região.
  Os casos mais comuns são de onicomicose, síndrome de unhas frágeis e onicopritose. Menos frequentemente ocorrem doenças inflamatórias como psoríase e líquen ungueais, sem falar nos tumores malignos ou benignos.
  O tempo de tratamento é diretamente proporcional ao tempo de crescimento das unhas, pois a troca de unha é necessária para o sucesso terapêutico. Ou seja, é longo.
  Os cuidados principais são com a retirada da cutícula, não se deve retirar demasiadamente a cutícula pois esta da proteção para que nenhum microorganismo tenha passagem.
   A unha deve ser aparada com uma curva, e os cantos devem permanecer intocados. Essa consideração é importante quando falamos também das unhas dos pés, pois elas encravam com frequência devido ao movimento do andar. E, em caso de unhas encravadas, o profissional deve encaminhar a um especialista. Lembrando que elas podem ser prevenidas quando as laterais mais longas das unhas são mantidas, de forma que o seu centro cria uma forma mais côncava.
    Para descamação nas unhas o ideal é hidratar com óleos e também silicone, para endurecê-las há dimetilureia e o formaldeído (formol) e para preencher as depressões da unha há preenchedores de fibras de nylon e acrílico em base esmalte. Além disso, a medicamentos à base de vitamina B e silício orgânico, que tornam as unhas mais espessas.