terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ONICOLOGIA

Você já ouviu falar em onicologia?
  A onicologia pode ser definida como a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o aparelho ungueal, ou seja, as unhas.
  A busca pela onicologia vem aumentando ano após ano e ocorre tanto da parte dos pacientes, que buscam atendimento especializado, quanto da parte dos médicos, que querem conhecer cada vez mais como funciona a região.
  Os casos mais comuns são de onicomicose, síndrome de unhas frágeis e onicopritose. Menos frequentemente ocorrem doenças inflamatórias como psoríase e líquen ungueais, sem falar nos tumores malignos ou benignos.
  O tempo de tratamento é diretamente proporcional ao tempo de crescimento das unhas, pois a troca de unha é necessária para o sucesso terapêutico. Ou seja, é longo.
  Os cuidados principais são com a retirada da cutícula, não se deve retirar demasiadamente a cutícula pois esta da proteção para que nenhum microorganismo tenha passagem.
   A unha deve ser aparada com uma curva, e os cantos devem permanecer intocados. Essa consideração é importante quando falamos também das unhas dos pés, pois elas encravam com frequência devido ao movimento do andar. E, em caso de unhas encravadas, o profissional deve encaminhar a um especialista. Lembrando que elas podem ser prevenidas quando as laterais mais longas das unhas são mantidas, de forma que o seu centro cria uma forma mais côncava.
    Para descamação nas unhas o ideal é hidratar com óleos e também silicone, para endurecê-las há dimetilureia e o formaldeído (formol) e para preencher as depressões da unha há preenchedores de fibras de nylon e acrílico em base esmalte. Além disso, a medicamentos à base de vitamina B e silício orgânico, que tornam as unhas mais espessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário