Esta árvore pertence a família das leguminosas, podendo ser citados como benefícios:
- Analgésico;
- Diurético;
- Hipotensivo (abaixa pressão);
- Auxilia no combate à tosse;
- Expectorante;
- Antiasmático;
- Diminui a sensibilidade (anestésico);
- Tranquilizante;
- Sedativo;
- Anti-inflamatório;
- Bactericida;
- mulheres gravidas ou amamentando não devem tomar este chá;
- pessoas com problemas de pressão baixa, ou que tomão remédios para pressão devem antes consultar seu médico;
- a ingestão diária não devem ultrapassar 3 xícaras de chás;
Esta árvore é encontrada no Brasil (amazônia), Bolívia e Peru, na medicina ela é usada como sedativo e calmante natural para problemas no sistema nervoso, incluindo o estresse, ansiedade e depressão.
No caso de atuar como sonífero, possui efeito hepatônico, ou seja, tonifica, equilibra e fortalece o figado, além de combater: hepatite, alto nível de enzimas presentes no fígado e esclerose.
Ele também ajuda quem tem ataque do pânico e transtornos compulsivos, também ajuda á pessoas que sofrem em parar de fumar ou a uso de drogas.
Muitos estudos ainda etão sendo feito para melhor conhecer os seus benefícios, os alcaloides presentes nesta espécie estão sendo estudados pois acredita-se que ele é um potente regulador de hipotensores, Acredita-se que baixas doses de Mulungu auxilia no processo da memória, enquanto doses mais elevadas bloqueiam neuromusculares. Estudos com animais demonstra que o seu efeito é semelhante ao Diazepam.
História e curiosidades
A árvore-mulungu é de médio porte médio bem ramificada. Produz flores laranja-avermelhadas por meio da polinização feita por beija-flores. O mulungu às vezes é chamado de “flor-de-coral”, vez que suas flores se assemelham ao formato de um coral laranja. A planta produz vagens contendo sementes grandes, vermelhas e pretas, que são por vezes utilizados pelos povos indígenas para fazer colares e jóias.
O gênero Erythrina compreende mais de 100 espécies de árvores e arbustos (na sua maioria todos fortemente armados com espinhos) nas regiões subtropicais e tropicais. O mulungu é conhecido por dois nomes botânicos: Erythrina mulungu e Erythrina verna. Outra espécie estreitamente relacionada, Erythrina crista-galli, é encontrada mais ao sul do continente sul-americano, sendo a flor nacional da Argentina.
A Erythrina mulungu faz parte da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (RENISUS), constituída de espécies vegetais com potencial de avançar nas etapas da cadeia produtiva e de gerar produtos de interesse do Ministério da Saúde do Brasil.
Fontes:
– Plantas Medicinais e Fitoterapia: MULUNGU: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
– Lookaholic: Chá de mulungú, analgésico e sedativo natural!
– Plantas Medicinais e Fitoterapia: MULUNGU: BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
– Lookaholic: Chá de mulungú, analgésico e sedativo natural!