sábado, 17 de outubro de 2015

Você sabe como acontece o pigmento de sua pele?

Olá hoje quero falar um pouco sobre como acontece a pigmantação da nossa pele e assim poder falar também das alterações.
 Espero que gostem desta postagem, ficando alguma dúvida fiquem a vontade para perguntar.


  • Melanogênese

A melanogênese é o processo bioquímico de formação de melanina no interior dos melanócitos.

O processo bioquímico de produção de melanina ocorre dentro dos melanossomas nos melanócitos. Nos melanossomas a tirosina (produzida pela tireóide), sofre a ação da tirosinase (enzima que reage com a tirosina na presença de oxigênio) e forma outras substâncias: dopa e dopaquinona, dopacromos e finalmente o composto tirosina-melanina. O composto tirosina-melanina combina-se com proteínas dando origem às melanoproteínas e finalmente a melanina.
A melanina é composta por dois pigmentos: a eumelanina (pigmento marrom) e feomelaninas que são compostos amarelo-avermelhados.


Os melanossomos cheios de melanina serão transferidos para o interior dos queratinócitos e carregados por eles até às camadas superficiais da epiderme.

  • Fatores que estimulam a produção de melanina

Genéticos: pigmentação constitucional do indivíduo.
Hormonais: o hormônio melanotrófico produzido pela hipófise estimula a produção de melanina, enquanto a melatonina apresenta efeito inibidor; a produção de melanina também é estimulada pela alta taxa de hormônio sexual feminino, principalmente a progesterona durante a gravidez, ou pelo uso de anticoncepcionais; e também se dá através da tiroxina produzida pela tireóide.
Processos inflamatórios e cicatrização.
Ambientais: a radiação ultravioleta A estimula mais a produção de melanina do que a radiação ultravioleta B.
Químicos: substâncias fotossensibilizantes como perfumes, refrigerantes, frutas como limão, laranja, figo e ácidos psoralênicos.
Obs: Os psoralênicos são substâncias capazes de aumentar a ação dos raios ultravioletas na pele e são utilizados por via tópica (cremes, loções) ou via oral (comprimidos) para o tratamento de vitiligo.
Alimentares: carência e hiperdosagem de algumas vitaminas.




  • Hiperpigmentação


Sardas: Manchas pequenas de cor castanhas que aparecem apartir soa 3 anos de idade em áreas da pele mais expostas ao sol, geralmente em pessoas que tem a pele bem clara, acontece um aumento dos melanossomas e produção de melanina.
Cloasma ou Melasma: Manchas castanhas, claras ou escuras, de limites imprecisos, ocorrem principalmente em mulheres, em locais espostos ao sol, na gravidez são associadas a fatores hormonais
Hiperpigmentação pós inflamatória: pessoas de pele escura após inflamação de acne, dermatite atópica, ou outros tramas, acontece pela liberação da CITOCINAS no processo inflamatório agem estimulando a melanogêneses.


Hiperpigmentação por reação fototóxica: contato com substâncias fotossensibilizante e logo exposição solar, ex.: medicamentos (psoralenos, furosemida, isotretinoína...), plantas (limão, alecrim, cenoura e bergamota).
Lentigo:manchas pequenas de coloração castanha escura e negra. Manchas SENIS aparecem após os 50 anos sendo por acumulo de radiação solar.


O clareamento da pele é um desafio, um bom tratamento deve retirar o pigmento existente conter a produção de melanina adicional e evitar a transferencia de melanina existentes no melanossomas. Os ativos devem suprir a produção de melanina sem destruir os melanócitos.